Duração: 1 ano
2 períodos divididos em 4 módulos
Introdução
O fazer teatral e a pedagogia utilizada para esse fim tem a priori dois objetivos: a formação de atores e/ou apenas o desenvolvimento individual e em grupo no que compete: ampliação de expressão oral e corporal, autoconhecimento; estimulo de todos sentidos; incentivo a criação, percepção e memorização; apresentação de técnicas que auxiliam na interpretação e na representação; aprimoramento da sua comunicação em relação a ele mesmo e todos ao seu redor. No entanto a pedagogia utilizada será trabalhar todos esses elementos encaminhando o aluno para uma vivência teatral que poderá ser utilizada em qualquer tipo de ofício.
Proposta de ensino
Objetivando propiciar ao aluno conhecimentos básicos do fazer teatral, o curso tem como princípio pedagógico e didático, inserir tais ensinamentos através de exercícios que estimulam, acima de tudo, a criação do aluno, através da orientação dada pelo professor. A partir de exercícios e jogos teatrais serão apontadas técnicas que podem ser utilizadas pelos alunos ao longo do curso.
1. Das aulas
1.1 – As aulas serão ministradas (1) uma a (2) duas vezes por semana com duração de (2) duas horas cada.
1.2 – As aulas serão divididas em dois momentos. No primeiro momento aula teórica e no segundo momento aula prática.
2. Das avaliações
2.1 – Serão feitas avaliações ao fim de cada módulo com uma apresentação prática dos conteúdos aprendidos.
Obs.: Em cada módulo o aluno desenvolverá uma habilidade seja como: ator, produtor, cenógrafo, contra-regra, sonoplasta, iluminador, roteirista, etc.
3. Divisões de módulos
3.1 – Os módulos serão divididos em bimestres, que por sua vez formarão o período. Cada dois bimestres ocorrerá um período.
Ex.: Janeiro e fevereiro (um módulo)
Período
Março e abril (um módulo)
4. Dos conteúdos
4.1 – Os conteúdos serão ministrados durante o período dividindo-se em dois módulos e ao fim de cada módulo uma avaliação teórica e prática.
4.2 – Ao final de cada período será realizado um espetáculo teatral juntamente com um projeto social desenvolvido pelos próprios alunos com a orientação do professor.
4.3 – Os conteúdos corresponderão ao desenvolvimento do educando visando sua formação intelectual individual e em grupo no que compete: ampliação de expressão oral e corporal, autoconhecimento; estimulo de todos sentidos; incentivo a criação, percepção e memorização; apresentação de técnicas que auxiliam na interpretação e na representação; aprimoramento da sua comunicação em relação a ele mesmo e todos ao seu redor.